quarta-feira, 5 de setembro de 2012

São Luís 4 Séculos - Homenagem de Ana Felix Garjan

São Luís - cidade patrimônio da humanidade está sendo festejada, pelas comemorações dos seus 400 anos de fundação. O marco oficial será no próximo dia 08/09/2012.






"Ode a São Luís"
Por Ana Maria Felix Garjan, 05/09/2012

Estamos organizando a "Revista Ludovicense - São Luís 400 anos", para homenagear os 4 Séculos de uma cidade amada, onde morei 30 anos, cuja energia está em minha alma.

Pretende-se desenvolver uma agenda cultural, objetivando divulgar matérias  literárias, artistas históricas e culturais, em homenagem a São Luís - 400 séculos.


Desejamos valorizar e divulgar a obra de grandes mestre da cidade ludovicense, maranhense, brasileiras e internacional, São Luís, bem como divulgar arte e poesia contemporâneas, síntese de sua história, de suas igrejas e monumentos.


São Luís 400, receberá homenagem através de minha poesia, artes plásticas, grafismos, desenhos e fotografias, bem como de outros artistas. Esse será mais um presente para o coração da nossa ilha, onde morei e trabalhei em prol da divulgação de sua cultura e arte, bem como divulguei sua arquitetura, a partir de minha exposição "São Luís - Munique", que foi vista por milhares de pessoas em diversos espaços oficiais de Munique, de outras cidades da Alemanha e algumas da França, a partir de 1995.

Há muito o que recordar, mas todas as matérias sobre essa agenda internacional foram registadas pelos sistemas de comunicação de São Luis - MA e Munique, com o apoio do Consulado do Brasil na Baviera, de outras organizações culturais, e, especialmente dos sistemas de comunicação da cidade ludovicense.

Pretende-se relembrar e divulgar o projeto Bienais do Maranhão, que idealizei e coordenei, através de programas, projetos e núcleos da UFMA, com apoio cultural da Aliança Francesa, do Convento das Mercês, de pesquisadores, professores e artistas plásticos.


Teremos um olhar sensível e leitura especial sobre os bens culturais de São Luís, seus prédios, mirantes, sua arquitetura colonial, seus azulejos históricos e eventos de significado cultural e científico que foram desenvolvidos na capital maranhense, no período do final do século XX, até o ano de 2004, na 1ª década deste século XXI.


Que nossa homenagem ao "Tempo de São Luís" seja rica em seus registros, e que possam contribuir, com a memória cultural dessa cidade que tem passado e segue sua trajetória rumo ao seu futuro. E que o futuro seja justo e grandioso para São Luís, para o Maranhão, para o Brasil e o mundo, onde mora a nossa humanidade.


"Ode a São Luís 4 séculos"


São Luís, meu amor!


És das águas 

de todos os oceanos 
e mares do mundo!


Nasceste de Pangeia 

e seu mistérios oceânicos.





Brasil, 05 de setembro de 2012
 (Ana Felix Garjan)


E nossa poética se inicia.....


Após a "Lua Azul" do dia 31 de agosto surge um importante marco para o Maranhão, o Brasil e o mundo: As celebrações dos 4 Séculos de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade, no próximo dia 8 de setembro de 2012. A cidade recebeu esse título importante da UNESCO, na data de sete de dezembro de 1997. 


De lá para cá ela tem sido considerada como uma cidade importante, por sua história, suas tradições e folclore, pelas poéticas de seus escritores, poesia de seus poetas, compositores, músicos, artistas plásticos, grupos culturais, bem como por suas importantes instituições fundadas a partir de 1612, e pelas pessoas que a amam e nela trabalham, para que São Luís, que deve alcançar melhores níveis de qualidade de vida de sua população, desenvolvimento de seus potenciais econômicos, políticas em prol da justiça social, da humanização, paz e felicidade para sua população, que neste ano de 2012 é estimada em mais de 1.027.429 habitantes segundo números do IBGE, no final de 2011.

São Luis está localizada numa grande ilha. Foi fundada pelos franceses em 1612, tomada pelos portugueses em 1615, e esteve sob domínio holandês de 1641 a 1644.


É uma cidade famosa por seus velhos sobrados coloniais cobertos de magníficos azulejos portugueses, franceses e holandeses. Mas infelizmente a maior parte deste tesouro está desparecendo. As políticas de preservação do patrimônio histórico devem ser mais cuidadas com zelo pelos setores competentes. 


No "Centro Reviver", existem centenas de prédios colonias que estão concentrados na parte mais antiga, que é a Praia Grande. São Luís possui uma cultura inédita, pelas influências dos seus índios e dos que conquistaram as terras da ilha de Upaon-Açu.

E os portais do tempo de abrem para as poéticas e artes de São Luís 400 anos, através deste blog idealizado por Ana Felix Garjan, os Grupos ARTFORUM Brasil XXI e ARTFORUM Internacional São Luís e Associados.


Que após as festas e eventos dos 400 anos, a cidade de São Luís- patrimônio cultural da humanidade seja mais justa, pacífica e feliz!


E surgem novas perspectivas para o futuro!

E a arte está em toda parte entre a Terra e o Céu...

Mandala azul, em homenagem aos 4 séculos de São Luís

 ArtTecPhoto de Ana Felix Garjan

As artes dos séculos anunciam os quatrocentos anos de uma cidade histórica que foi fundada pelos franceses, em 1612, tomada pelos portugueses e holandeses e depois conquistou sua liberdade, para que fosse o berço de poetas, escritores e artistas imortais.

Homenagem maior ao grande poeta Antônio Gonçalves Dias! Seus poemas e escritores eternos estarão sendo relembrados, assim como os contemporâneos da Ilha Rebelde ou Ilha dos Amores...

Desenho da mísula do Palácio Cristo Rei,  por Ana Felix Garjan


Matérias anteriores sobre São Luís- 400 anos:



Lampião colonial de São Luís,
fotografia por Ana Felix Garjan

Há um céu aberto em São Luís, para abraçar todos os seus filhos e cidadãos dessa ilha ora encantada, ora contraditória, ora tão encantadora, bela e cheia de esperança em um futuro melhor! Mas ainda temos muito o que desejar para São Luís, lugar de onde se vê e sente o mundo e o universo! 


                                                             
 Foto por Ana Felix Garjan, em 2003

Foto by Ana Felix Garjan


Sarau para os 400 anos

Ontem, dia 04 de setembro foi realizado Sarau em homenagem aos 400 anos de São Luís, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, onde houve um belo e emocionante encontro cultural  de pessoas que representam diversos seguimentos das artes, literatura, poesia.
_________________________________________________________________________

                As cores da bandeira de São Luís ludovicense.

                                            
Selo oficial da Prefeitura Municipal de São Luís


___________________________________________________________________
                      
 Mapa do Maranhão onde a capital São Luís está localizada

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

SEXTA
20h - Orquestra Sinfônica Brasileira, com a participação de Turíbio Santos e
 20 artistas maranhenses, entre músicos, arranjadores, percussionista e orquestradores
22h - Papete

SÁBADO
19h - Roberto Carlos

DIA 15
19h - Fabricia
20h - Bicho Terra
21h - Ivete Sangalo
23h - Pepê Jr.

DIA 22

19h - Rita Ribeiro
22h - Zezé di Camargo e Luciano

DIA 29
19h - Sindicato do Samba e Puxadores de Escolas de Samba
20h30 - Alcione
22h - Zeca Pagodinho
* Todas as apresentações serão realizadas na Lagoa da Jansen, com entrada gratuita.

______________________________________________________________________


Grupo ARTFORUM Brasil XXI- 12 Anos
__________________________________

Brasil, 05 de setembro de 2012

Ana Maria Félix Garjan

Links especiais

*
GRUPO ARTFORUM BRASIL XXI:
CULTURA HUMANISTA-PLANETÁRIA
_______________________________________________________
__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário