sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto Academia de Artes, Letras e Poéticas de São Luís 400

Neste ano de 2012, quando São Luís é comemorada por seus 400 anos de sua fundação, idealizamos um projeto de futuro especial: Academia de Artes, Música e Poéticas contemporâneas - SL. 

A história é mãe de todas as artes.
O Grupo ARTFORUM Brasil XXI e o Artforum Internacional São Luís e Associados registram projetos, em homenagem à cultura e às artes de São Luís - patrimônio da humanidade:

- Academia de Artes e Poéticas de São Luís 400 anos, que a princípio será virtual, para que seja presencial no futuro.

Universidade "Telhados do Mundo" - São Luís 400

Obs: A síntese da ideia e proposta da Universidade Telhados do Mundo foi dialogada com o
 Prof. Dr. Aldy Mello de Araujo, ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão acadêmico e escritor.

   ARTFORUM SÃO LUÍS 400

Há um sol que brilha em São Luís 400 anos

Por Ana Felix Garjan




















Projeto:
Universidade "Telhados do Mundo" - São Luís 400

Há um belíssimo sol que pousa, todos os dias, na baia de São Marcos, em São Luís do Maranhão, para abençoar sua história, sua cultura, artes, poesia, avenidas, ruas, becos, e encantar, mais ainda, seus doces poetas, escritores, músicos, compositores, cantores, suas instituições, universidades, fundações culturais, governo do Maranhão e do Município de São Luís.

Há um sol que nunca deixará de brilhar na ilha ludovicense!

Homenagem a São Luís 400 anos
História, Cultural, Arte, Tecnologia, Futuro

Neste mês de setembro de 2012 -Séc. XXI, os Grupos ARTFORUM Brasil XXI estão registrando 13 anos de estudos, projetos, roteiros metodológicos, eventos multiculturais, e alguns deles nasceram e foram realizados com a direção da artista plástica, poeta e escritora Ana Felix Garjan, diretora cultural do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, que organizou diversos projetos, como o Projeto ArtForum Internacional - São Luís e Associados, em 1996, através de portaria do reitor Aldy Mello de Araújo. Esse projeto foi vinculado ao Núcleo de Estudos da América Latina -NEAL e ao Memorial Cristo Rei / Universidade Federal do Maranhão, na época.

Celebramos, neste mês de setembro de 2012, o aniversário dos 400 anos de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade, através da arte e poesia de Ana Felix Garjan, e através das obras de alguns artistas plásticos e de ludovicenses e maranhenses.


Pequeno histórico

Foi no Palácio Cristo Rei /UFMA, onde nasceu o projeto "Bienais de Arte do Maranhão", em 1998, cujo projeto teve importante referência, o Centenário da Bienal de Veneza, em junho de 1995, bem como a Exposição mundial em Lisboa - Portugal, em 1988. Ana Felix Garjan esteve presente ao centenário  nesses dois importantes eventos mundiais, e assim, idealizou do projeto Bienais de Arte do Maranhão, em São Luís.


Na sinergia do tempo estão registradas a história da cultura e das artes de uma cidade, de um estado, de uma nação e de seu povo. E especialmente escolhemos essa data para registrarmos nossa homenagem à cultura histórica, acadêmica e científica da UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Homenagem à história do Memorial Cristo Rei da UFMA, que foi inaugurado em 1992, com a presença do reitor da época, Prof. Aldy Mello de Araújo.



Bienais de Arte do Maranhão


*1ª Bienal Multicultural do Maranhão 1999 - Sinergia do Tempo: Passado, Presente, Futuro representou uma homenagem ao Brasil 500 anos, cuja exposição foi realizada no Convento das Mercês, em São Luís, no período de setembro de 1999 a janeiro de 2001;


* II Bienal de Artes, Design e Arquitetura do Maranhão, Amazônia e Nordeste 2001-2001, foi realizada através de dois núcleos:

-Núcleo histórico



O local escolhido e autorizado pelo Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Prof. Dr, Othon Bastos, foi o piso térreo do Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da UFMA, onde funciona o Memorial Cristo Rei, do qual fiz parte da Comissão de Organização desse setor, após o incêndio do prédio, em 1992.



Nesse espaço foram expostas pinturas de estilo moderno, arte tridimensional e no mesmo núcleo, foram expostos importantes livros históricos, de autores maranhenses, de estados e países.



- Núcleo contemporâneo 


Local: Salão de eventos do São Luís Shopping Center, no mês de janeiro de 2002, onde milhares de pessoas visitaram esse núcleo. As suas bienais do Maranhão atingiram mais de 37 mil pessoas, foram consideradas como importantes eventos de arte e cultura, em São Luis, envolvendo instituições, organizações culturais, setores de cultura do estado, município e meios de comunicação de São Luís, Portugal e França.



A produção das duas bienais de arte do Maranhão foi realizada com a curadoria e coordenação geral da idealizadora dos dois projetos, Ana Maria Costa Felix Garjan, com o apoio cultural dos Grupos ArtForum Brasil XXI e ArtForum Internacional - São Luís e Associados, com o apoio institucional do Convento das Mercês, da Reitoria e de alguns cursos acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão, da Aliança Francesa em São Luís e de importantes parcerias culturais.


Os projetos das duas únicas bienais de arte realizadas em São Luís apresentaram obras de arte de artistas plásticos convidados, bem como professores de arte e arquitetura, que participaram da 1ª Bienal como membros da comissão de curadores da 1ª mostra de arte internacional em São Luís, de setembro de 1999 a janeiro de 2000, e a segunda, de dezembro de 2001 a abril de 2012.


Foram Membros da Curadoria em São Luís:
Profa. Imair Baptista Pedrosa, do curso de artes da UFMA e coordenadora da comissão de organização do Memorial Cristo Rei;


Profa. Luciana Menezes, do curso de artes da UFMA, membro do Grupo ArtForum Internacional - São Luís e Associados;



Prof. João Lobato, do curso de artes da UFMA, que participou de reuniões e eventos do Projeto Artforum Internacional- São Luís e Associados;

Pintor e mestre Ambrósio Amorim, (In Memorian), que contribuiu com a coordenação do projeto Bienais de Arte do Maranhão, com suas ideias e apoio através de sua coluna sobre artes plásticas, no Jornal O IMPARCIAL, de São Luís.

Pintores e professores convidados para a consultoria do Projeto "Bienais de Arte do Maranhão", em São Luís e em outras cidades:



- Guilhem Beugnon (França)
- Mário Gravem Borges (Campinas)

- Nelson Godoy(São Paulo)

- Valdir Jagmim (Brasília)
- Celso Silva Pinto ( São Paulo)

- Sandra Bertotti ( Porto Alegre)
- Margareth Gomes de Figueredo,
(Profa. do curso de arquitetura da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão;
- Bárbara Wasinski, professora do curso de arquitetura da UEMA-Universidade Estadual do Maranhão;
- Florenci De Peretti Schlomoff, pesquisadora e pintora francesa residente em São Luís;
- Sandra Montenegro, artista plástica e psicóloga  de Fortaleza.


Participaram da montagem de exposições coletivas, realizadas na Galeria Gonçalves Dias, do Palácio Cristo Rei, a partir de 1996, antes das duas bienais, os alunos do curso de educação artística da UFMA, na época: Lurdimar Castro, José Antônio Freire, e outros.


O tempo conta, o tempo encanta!




Espaços e projetos em homenagem a São Luís 400 anos




























As imagens acima fazem parte da coleção "São Luís Ultramar", de autoria da artista plástica e fotógrafa, Ana Felix Garjan.







Fotos do Palácio dos Leões e da Prefeitura de São Luís, Centro Histórico. 
(fotos divulgada na Internet)





ARTFORUM SÃO LUÍS - 400
http://saoluis4seculos-homenagemaotempo.blogspot.com/


São Luís é berço de história, cultura e arte

Parabéns, cidade ludovicense de 4 séculos!







Brasil, 28 de setembro de 2012

Edição e divulgação:

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Grupo ARTFORUM BRASIL XII


Projeto Multicultural:

Universidade "Telhados do Mundo" - São Luís 400


Nenhum comentário:

Postar um comentário