quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lançamento de arte em homenagem a São Luís - 400 anos

O Tempo conta, o Tempo Encanta, o Tempo faz Transformar.


Lançamos uma coleção especial de arte, design, fotografia e grafismos de Ana Felix Garjan, para homenagear a amada ilha São Luís, em seus 400 anos.

Fotografia digitalizada, por Ana Felix Garjan

Foi numa tarde ensolarada, com cheiro de mar, passando de carro pela litorânea, que fotografei esse lado histórico de São Luís, onde vê-se uma cidade de porcelana e o Palácio dos Leões - marco histórico do Maranhão.


"Eu defenderei até a morte
o novo por causa do antigo
e até a vida do antigo 

por causa do novo.

O antigo que já foi novo 
é tão novo como o mais novo"
[Augusto de Campos]

Uma poética sentida e escrita sobre a fotografia de um dos belos azulejos da cidade.

Pôsteres em homenagem a São Luis 400, por Ana Felix Garjan

O selo ARTFORUM SÃO LUÍS 400 será lançado neste mês de setembro, por ocasião da data de registro dos 12 anos dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI.
Foi em nessa cidade onde foram idealizadas as duas primeiras bienais do Maranhão, em São Luís - cidade patrimônio da humanidade.

Está em estudo o projeto de um selo e troféu literário, poético e artístico "ARTFORUM Brasil SÃO LUÍS" uma homenagem aos 4 séculos de história, cultura e arte de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade. Os Grupos ARTFORUM Brasil XXI registram seus 12 anos de fundação, também, neste mês de setembro.

O selo e troféu representarão a memória dos conteúdos históricos, culturais e artísticos dos projetos do Grupo ArtForum Internacional - São Luís e Associados, da Galeria Gonçalves Dias, do Memorial Cristo Rei e do Núcleo de Estudos da América Latina - projetos e núcleos da Universidade Federal do Maranhão, cujas propostas foram apresentadas ao então Reitor Prof. Aldy Mello de Araújo, em 1996. O Núcleo de Estudos da América Latina e o Memorial Cristo Rei/ UFMA, possuem conteúdos e dados históricos que estão sendo organizados pela escritora Ana Maria Félix Garjan, no período em que participou desses núcleos e projetos ligados à reitoria da UFMA, no período de 1995 a 2000.


Ana Maria Felix Garjan fez parte da comissão de professoras e técnicos administrativas da UFMA, que iniciaram a organização do acervo histórico do Memorial Cristo Rei que funciona, desde sua inauguração, no piso térreo do Palácio Cristo Rei, onde funcionou durante muitos anos, a sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão. Em 1996, o reitor Prof. Aldy Mello de Araújo aprovou os seguintes projetos apresentados:


* Grupo Artforum Internacional - São Luís e Associados 
( Grupo de docentes, discentes, artistas e poetas)

*Galeria Gonçalves Dias 
( Espaço da Reitoria para exposições especiais organizadas pela coordenação do projeto, com a participação de professores e alunos de diversos cursos acadêmicos da UFMA)

*Comissão de Curadores do Palácio Cristo Rei 
Professores e alunos da UFMA, representantes de intuições e grupos culturais de São Luís, para a função de curadores de exposições coletivas e bienais de arte, de eventos acadêmicos e para serem guardiões do patrimônio do Palácio Cristo Rei).

Temos a satisfação de registrar que os projetos foram desenvolvidos durante 6 anos, com muita responsabilidade e dedicação, e que eventos importantes foram realizados na Galeria Gonçalves Dias/ NEAL - Núcleo de Estudos da América Latina que funcionou no Mirante do Palácio Cristo Rei/UFMA, situado à praça Gonçalves Dias, o poeta maior do Maranhão e do Brasil. Os projetos seguiram depois sendo desenvolvidos no Campus do Bacanga, entre projetos interdisciplinares no âmbito de cursos acadêmicos, com professores e alunos.

Como membro da 'Primeira Comissão Oficial' do Memorial Cristo Rei da UFMA, Ana Maria Felix Garjan organizou dados especiais sobre a história do Memorial Cristo Rei, até a data em que esteve participando desse setor, e depois exerceu atividades culturais e científicas, com a participação de alunos e professores dos cursos de Educação Artística, Pedagogia, Comunicação, Educação, Filosofia, História e Tecnologia.


A partir de então ela idealizou o Projeto "Bienais de Arte do Maranhão", para que o Grupo Artforum Internacional - São Luís e Associados continuasse a existir, após a eleição do Prof. Dr. Othon Bastos, como reitor da UFMA, em outubro de 1996. Após alguns meses foi elaborado um dossiê sobre todos os projetos que estavam em desenvolvimento e o encaminhou ao Gabinete do Reitor Othon Bastos. Embora não houvesse apoio maior esperado, os membros do grupo interdisciplinar conseguiu importante parceria com a Aliança Francesa - São Luís, com alguns consulados, organizações, fundações e empresas, para que houvesse a inauguração da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 1999, para marcar as celebrações da mudança para o Século XXI, para o 3º Milênio e em homenagem aos 500 anos do Brasil, em abril de 2000.



O Grupo Artforum Renaissance Vie Universelle e ArtForum Brasil XXI ( grupo e sociedade cultural sem fins lucrativos) abraçaram o projeto e conseguiram realizar a Primeira Bienal Multicultural do Maranhão - 1999, inaugurada no Convento das Mercês, em 18 de setembro de 1999, com importante apoio da direção do Convento das Mercês, de secretarias de estado, fundações culturais, Aliança Francesa e ALUMAR. 



Essa importante exposição " 1ª Bienal do Maranhão" - Sinergia do Tempo - Passado, Presente, Futuro, ficou aberta ao grande público de setembro de 1999 a janeiro de 2000, tendo sido registrado pelos livros de visita da Bienal e do Convento das Mercês.



Assim, o Projeto "Bienais do Maranhão" teve seu nascimento, a partir dessa proposta de Ana Felix Garjan, que foi a curadora geral e organizou a Comissão de Curadores da 1ª Bienal do Maranhão, de caráter internacional com mais de 80 artistas plásticos e fotógrafos.



A 2ª Bienal de Artes, Design e Arquitetura do Maranhão, Amazônia e Nordeste - 2001-2002 foi aberta no Palácio Cristo Rei, com a colaboração efetiva da coordenadora do Memorial Cristo Rei, a técnica administrativa da UFMA Sra. Clores Holanda, que juntamente com um grupo de alunos e estagiários recepcionou as visitas ao "Núcleo Histórico" da Segunda Bienal do Maranhão de Arte, Arquitetura e Design do Maranhão, Amazônia e Nordeste.



Após uma década de registros de projetos especiais desenvolvidos por Ana Maria Felix Garjan, estão sendo contados, nesse blog de alto valor cultural, para homenagear São Luís 400 anos, alguns dados sobre as duas bienais do Maranhão que obtiveram sucesso e atingiram seu principais objetivos, e de forma especial, para agradecer ao Ex-Reitor Aldy Mello de Araújo, por seu apoio e visão maior às propostas apresentadas à Reitoria da UFMA, no período de sua gestão como um reitor possuidor de ampla visão humanista, que abriu portas aos projetos culturais que possuíam caráter acadêmico, cultural e científico, e que proporcionou uma maior interação entre professores, alunos, artistas, com a sociedade ludovicense, maranhense e brasileira.


Ao Prof. Aldy Mello de Araújo, nosso agradecimento por sua visão humanista e cultural, por seu apoio de elevada importância para os projetos culturais apresentados por Ana Maria Felix Garjan e o Grupo Artforum Internacional - São Luís, através da 1ª exposição contemporânea intitulada 'TEMPO", em homenagem a São Luís em seus 384 anos, em 1996.          



Nosso agradecimento especial, também, ao reitor Prof. Dr. Othon Bastos, que apoiou o projeto de exposições de professores, alunos e artistas plásticos, através da exposição "CONCEPÇÃO XXI ", no período de novembro de 1996 a março de 1997, na então Galeria Gonçalves Dias, em homenagem ao poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias. A partir de então, foram desenvolvidas as duas bienais em São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade.



Com a experiência positiva desses projetos e apoios fundamentais sugerimos por época das comemorações de São Luís que possamos conseguir desenvolver os projetos:

Universidade Telhados do Mundo" - São Luís 400
Associação de artistas plásticos, poetas, cantores e músicos de São Luís
Academia de Artes e Poéticas de São Luís- Patrimônio da Humanidade.


Em breve será divulgada a "Revista Ludovicense - São Luís 400, no Facebook, como espaço de divulgação cultural, em homenagem ao passado, ao presente e ao futuro de São Luís 400.


Brasil, 05 de setembro de 2012


Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos

Coordenação de projetos especiais,
Ana Maria Felix Garjan e Convidados


Links dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI
www.artforumunifuturobrasil.org

_____________________________________________


O TEMPO CONTA, O TEMPO ENCANTA, QUANDO SÃO DESENVOLVIDOS PROJETOS 
DE CARÁTER HUMANISTA-PLANETÁRIO, EM PROL DE UM MUNDO MELHOR.
____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário